sábado, 16 de maio de 2009

Manual contra a Nerdice

Segundo a Wikipédia, o termo “nerd” descreve de forma estereotipada e, muitas vezes, com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Ainda segundo a enciclopédia, o termo caracteriza uma pessoa que tenha dificuldades de integração social, seja atrapalhada e possua grande fascínio por conhecimento e tecnologia. Assim sendo, deixarei abaixo algumas dicas para aqueles que desejam evitar transmitir essa imagem.

Antigamente, eram chamados de nerds aqueles que estudavam demais. De fato, o cara que se dedica demais e tira notas altas é chamado de nerd. Entretanto, hoje, os vagabundos populares e espertos que tiram notas altas também são chamados de nerds. Por outro lado, os que estudam bastante e não tiram notas altas, não são assim chamados. Resumindo, para evitar a designação de nerd babão, seja burro. Ou, pelo menos, finja ser. Há quem garanta que a segunda alternativa pode ser um bocado divertida.

Outra característica relevante dos nerds é esse interesse por tecnologia e conhecimento. Contudo, é importante lembrar que ser nerd é mais do que isso. O fascínio por super-heróis, vídeo-game, quadrinhos e músicas que não estejam na moda também se acomoda na prateleira das nerdices. A verdade é que qualquer gosto, dependendo do referencial, pode ser considerado excentricidade inadequada para a idade. Portanto, além de ser burro, seja uma ameba. Antes uma ameba do que babão.

Além de tudo que já fora citado, a disfunção social é outra peculiaridade intrínseca dos nerds. O caminho para a normalidade, nesse caso, é buscar constantemente a integração com outras pessoas, criando vínculos com as mesmas. Pode até parecer uma tarefa simples no papel, porém, vale lembrar que amebas burras não costumam ser muito cativantes...

Todavia, se não fossem as amebas, os nerds não se sentiriam tão superiores intelectualmente a nível de conseguirem entender o objetivo desse texto: proclamar o orgulho nerd. E se alguma ameba entendeu, cuidado, pode estar se tornando um de nós.

Um comentário:

Mel disse...

meow. na minha faculdade, nerds são quase condenados. o pior é que se trata de uma instituição de ensino que visa a capacitar alunos já intelectualmente preparados - pelo menos, é o que se espera, né?!... acho que implicar com nerd é aquele ritual peculiar da escola, quando você está cercado de amebas. quando tu entra na faculdade, o.o a implicância fica tão fora de enquadramento... xD é tão contraditório.