quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Here comes the sun

Eu costumava associar juventude com liberdade, pois foi assim que me ensinaram: os jovens são os donos do mundo. Como se pudessem e fossem de fato os responsáveis por tudo. Além disso, eu acreditava que todas as coisas boas da vida aconteceriam nessa fase. E, bom, não que tenha mudado completamente a minha forma de pensar, mas acho que é um pouco diferente.

Estive lendo as postagens antigas desse blog e notei a quantidade de textos em que escrevi sobre quão preso e cansado eu me sentia nos tempos de colégio técnico (aliás, como eu exagerava!). Hoje eu levo a faculdade numa boa, naquelas “relaxa, baby, e flui: barquinho na correnteza, Deus dará”. Mas como não posso negar o passado e como ainda tenho vários amigos passando por essa onda de estudar para o vestibular insaciavelmente, o argumento a seguir tornar-se-á (uau!) válido.

Falo por mim, claro, mas eu não acho que a juventude seja a fase da liberdade. Acredito que seja a época dos sonhos e que são eles os culpados por essa associação incorreta, já que os mesmos são os motores dos nossos barquinhos. A lógica é que os sonhos nos fazem lutar por um ideal e esse ideal atingido nos dá a sensação de liberdade, de sermos os donos do mundo, pelo menos do nosso mundo.

Assim sendo, devo aos sonhos o fato de eu gostar tanto de ouvir música, assistir filmes e ler livros. Eu ainda não tenho a liberdade financeira, profissional e pessoal que eu precisaria para me sentir dono do meu mundo, ou seja, ainda estou na luta. Para me distrair, nos intervalos das batalhas, eu deixo a minha imaginação me levar para uns passeios. Outro dia mesmo eu estava num concerto para o George Harrison. Tinha que ver o bocado de músicos talentosos que encontrei por lá. Sem contar as gatinhas. Só filé.

Voltando ao assunto e concluindo, a certeza que tenho é que que não deixarei os motores pararem de girar nunca, pois como já disse o mestre Takeda: “maturidade é uma fase, adolescência é para sempre”. Não vai demorar muito para eu vencer a maturidade. E a física diz que se os motores continuarem ligados, quando o verão chegar, o barquinho estará a toda. Assim que é bom!

3 comentários:

60B disse...

assim que é bom

caroldamiao disse...

:D

Gosteeei! Principalmente da analogia com barquiinho *-*

caroldamiao disse...

Faz tanto tempo que não escreve que resolvi reler alguns e como vi como eu ainda adoooro seus textos!