segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Salve o samba que me embala!

“O Jorge Ben Jor está para o Samba Rock assim como o Chuck Berry está para o Rock ‘n Roll e o Bob Marley está para o Reggae. Ele é o pai da matéria!” (Marco Mattoli - Clube do Balanço)

Eu não estou aqui para falar do Jorge Ben, já que ele dispensa comentários. Só achei conveniente usá-lo como introdução para falar desse nosso Brasil verde e amarelo. Nada mais brasileiro do que o swing de um bom samba rock, ou simplesmente de um samba bem interpretado. Digo isso porque os gêneros musicais não nascem assim do nada, como o big bang que supostamente criou o universo, eles são resultado da influência de toda uma mistureba de culturas. E, bom, quer liquidificador maior do que o nosso Brasil?

Por vezes, eu tento buscar uma definição para o “ser brasileiro”. Entretanto, eu sempre me perco na multiplicidade de características marcantes. Digamos que é um povo que vai da malandragem, apelidada carinhosamente de jeitinho brasileiro, até a simplicidade do mais sincero dos sorrisos. Um povo que se entrega verdadeiramente em tudo que se envolve, seja na torcida pelo time de futebol ou pela escola de samba do coração, seja na luta diária do guerreiro trabalhador que tem que garantir o sustento da casa.

Essas características mencionadas já seriam mais do que dignas de minha admiração e do meu orgulho. Acontece que, não satisfeito, o Brasil foi inventar de ter as mulheres mais lindas do mundo. Tem mulher pra tudo quanto é gosto. Trakinas ao leite, Trakinas de chocolate. E sempre muito bem recheadas com as mais belas curvas de morango. De forma resumida, a mulher brasileira tem grande parte dos ingredientes que Vinicius de Moraes escreveu na sua consagrada Receita de Mulher.

A verdade é que acompanhado da alegria e simplicidade do povo, da beleza das mulheres e do balanço único das músicas, eu acredito não precisar de mais nada. Tenho muitos amigos que fazem intercâmbio e sempre que converso com eles, salve exceções, fica evidente que quanto mais eles conhecem o país em que estão e o povo de lá, mais eles gostam do verde amarelo. Comigo acontece mais ou menos isso. A diferença é que eu não conheço as outras nações. Ainda assim, quanto mais eu conheço o verde amarelo, mais eu bato no peito para que todos saibam o valor do meu brasão.

E que brasão.

4 comentários:

Projeto Alcançar disse...

uma trakinas de morango? compração bem original eim... belo texto

caroldamiao disse...

concordo com esse Thiago ae em relação a comparação shuiahsia
(Y) gosteei do texto ;D e já faz tempo que não escreve heein!

caroldamiao disse...

Heeeeey
Precisando atualiza isso aquiii!

Unknown disse...

Muito bom o texto! Escrita linda =)

Mas sei lá...é gostoso/bom valorizar o que o país tem de bom. Mas é fácil perceber que o povo brasileiro não liga muito para esse 'brasão', a não ser quando se trata de carnaval e futebol. Digo isso no geral, claro. Porque no geral o brasileiro é bem conformista e bastante alienado.

Não é que eu não valorize meu país...só acho que no momento este não merece elogios. A minha maior contribuição agora élutar pelas mudanças necessárias. =)

continua escrevendo sempre ae, Marco! Bons demais seus textos!

Beijãoo