quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Help!

Devo confessar que até eu já estou cansado das minhas reclamações, visto que eu as faço desde o começo do ano. Mas, mil perdões, preciso descarregar.

O terceiro ano do colegial é o ano em que os jovens têm dois caminhos a seguir: ou se acertam e estudam para o vestibular, ou largam tudo e fazem o que querem. Se eu pudesse escolher, eu ficaria com a segunda alternativa.

Mas isso não é possível no colégio onde estudo. Porque nele, não existe apenas isso de estudar para o vestibular. O colégio é tão puxado que: ou você estuda, ou não passa de ano. (E não adianta estudar no final, como em outros colégios, pois não funciona. Pelo menos uma Dependência você pega). Eu não estou agüentando nem esse ano, imagine mais um. Nem pensar.

Estou começando a concordar com o que ouvi uma vez sobre o fato de os colégios serem as prisões do adolescente moderno. O mundo anda tão competitivo que eles estão mutilando o máximo de habilidades e conhecimento nos jovens, para deixarem-nos aptos para a competição. Para se ter uma idéia, até aula de “Gestão Empresarial” eu tenho. Em outras épocas, essa matéria só era aprendida na prática...

Eu, detento de um desses presídios, tenho experiência no assunto para dizer que o que estão fazendo é loucura. Jovem é o bicho mais interessante que eu conheço. Jovens são passionais, inteligentes, livres, insanos, divertidos, imaturos e criativos. E desperdiçar todo esse talento, prendendo-os horas nos colégios, para enquadrá-los nos padrões, é errado, repito: desperdício de talento.

Nunca senti tanta falta de liberdade. Inscrições para os vestibulares, matérias para estudar, estágios, empresas para mandar o currículo, processos seletivos, séries de matemática, séries de física, relatórios das matérias técnicas. Fico com preguiça só de listar. Perdi completamente o tesão de ter aula. Sinto falta de bons filmes, livros e músicas, aventuras malandras, beijo de namorada, abraço de camarada, passar o dia sem fazer nada.

Conto desde o começo do ano os dias para o fim da minha pena. De acordo com as marcações na parede (dignas das mais angustiantes contagens), faltam apenas três meses. Às vezes acho que eu vou conseguir, e que, logo depois de passar no vestibular, poderei enfim largar os estudos (embora me digam que na faculdade terei que estudar tanto como agora). Às vezes acho que vou largar tudo antes do fim, e me atirar de cima do abismo da vida, sem pára-quedas. Mas a verdade é que me falta coragem para isso.

Afinal, até a coragem me foi tirada.

2 comentários:

Mel disse...

estudo depende muito da faculdade. xD por exemplo, eu passo longe do que chamaria de 'estudar' na minha. mas como eu acho que tu vai puxar pra exatas ou coisa do tipo, não posso dizer que as tuas perspectivas de estudo serão animadoras.
à parte isso, só lamento. o.o' bom era o meu colégio no quesito colegial... eu passei meu ensino médio inteiro morgando, salvo no terceiro ano quando tive que estudar pr'o vestibular - mas disso eu nem me arrependo muito, porque teve as suas compensações. lembro até hj como é que funciona a osmose sem risco de confundir meios hiper e hipotônico. bonito, né?!
beeijo, Marcoooo! :0D

Guri Caipira disse...

Esfrega na minha cara que só eu sou um fudido mesmo. :D